Este blogue pretende ser uma ferramenta de divulgação das atividades deste estabelecimento. Para informações gerais, consultar o site do Agrupamento de Escolas de Montijo www.aemontijo.pt

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

A nossa comemoração do HALLOWEEN



Comemorámos no dia 31 de outubro, na nossa escola, o Halloween, uma tradição anglófona recentemente importada.

O primeiro registro do termo Halloween é de cerca de 1745, derivando do termo escocês All Hallows' Eve, que significa véspera do Dia de Todos os Santos, data comemorativa do calendário cristão.
Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão.

A celebração do Halloween tem duas origens que no decurso da História foram se misturando:

- A origem pagã do "dia das bruxas" tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos e à deusa YuuByeol (símbolo antigo da perfeição celta). A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para os cristãos seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor.

- A origem católica: Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires" ou, mais tarde, "Todos os Santos". Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro).

O Dia das Bruxas é uma celebração observada em vários países, principalmente no mundo anglófono, em 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos.

Entre as atividades de Halloween mais comuns estão festas de fantasia, o "doce ou travessura", decorar a casa, fazer lanternas de abóbora, fogueiras, atrações "assombradas", contar histórias assustadoras e assistir filmes de terror. Na escola fizemos decorações, uma festa com fantasias e um baile, como podem ver a seguir.


Mais fotos AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

O tesouro

        Era uma vez um país que ficou sem o seu maior tesouro. Era tão valioso que as pessoas sentiam a sua falta nas coisas mais simples, c...