Este blogue pretende ser uma ferramenta de divulgação das atividades deste estabelecimento. Para informações gerais, consultar o site do Agrupamento de Escolas de Montijo www.aemontijo.pt

quinta-feira, 23 de junho de 2022

A nossa Horta Janota

 

Partilhamos com todos vós um pouco do que foi o processo da nossa Horta Janota.

No pequeno espaço existente para cultivo decidimos, mais um ano, cultivar algumas plantas e fazer uma pequena horta.

Os alunos do 4º H, deitaram mãos à obra e, juntamente com a D. Noélia, grande conhecedora destas artes, e, com a Professora do Projeto de Literacias, começaram por preparar e a estrumar a terra.

Como o espaço era pequeno, surgiu a ideia de reutilizar pneus e paletes e, assim, a Horta Janota ficou um pouco maior.

Plantámos alfaces, tomates cereja e chucha, beringelas, pepinos, pimentos, espinafres, coentros, salsa e tomilho. Plantámos ainda um morangueiro!

A turma do 1º B, juntou-se a nós e semearam uns feijões. Os meninos ucranianos que estão na nossa escola também quiseram participar e com a Professora Diana, plantaram mais uns tomateiros.

Entretanto o tempo passou e as plantas cresceram! E já temos alfaces, espinafres, pimentos, pepinos, tomates e algum feijão-verde. E claro, algumas ervas aromáticas.

O problema é que para além destas fantásticas plantas, abunda, na nossa Horta Janota, uma erva daninha muito chata, que por mais que limpemos a terra, ela volta a crescer e cada vez com mais força…

A D. Noélia diz que é muito difícil acabar com esta erva daninha, pois para isso acontecer, teríamos de aplicar um químico e, claro está, nós não queremos… por isso nas fotos, vão ver essas lindas e verdejantes ervinhas.

Gostaríamos, por fim, de agradecer os apoios que tivemos, pois, sem a sua ajuda o nosso projeto não seria a mesma coisa.

À Junta de Freguesia pelas paletes. Ao pai do André Birrento, do 4º H, pelos pneus. À Professora Carla Cebola pelo estrume. À D. Carla Albuquerque, da empresa José Júlio Albuquerque & Filhos Lda, na Atalaia, pelas plantas.

A todos eles, o nosso obrigado!

Preparação da terra

 




Pintura dos pneus




Estrumar a terra

 

Plantar

 






A HORTA

 










Sem comentários:

Enviar um comentário

O tesouro

        Era uma vez um país que ficou sem o seu maior tesouro. Era tão valioso que as pessoas sentiam a sua falta nas coisas mais simples, c...