Este blogue pretende ser uma ferramenta de divulgação das atividades deste estabelecimento. Para informações gerais, consultar o site do Agrupamento de Escolas de Montijo www.aemontijo.pt

segunda-feira, 25 de março de 2019

A VOZ DOS ALUNOS NA ESCOLA


Hoje, os delegados das turmas do Pré-escolar ao 4.º ano, da nossa escola, reuniram-se com a Coordenadora do nosso estabelecimento, a professora Estela Rabaça.

Puderam, assim, dar a conhecer as suas preocupações e desejos, que gostariam de ver realizados no espaço escolar.
As principais falhas que eles reconhecem são: falta de espaços para a prática de atividade física, o piso do pátio é desadequado para as suas brincadeiras, falta de polivalente e outros equipamentos de diversão, as paredes e muros necessitam de ser pintadas, falta de cuidado por parte de alguns colegas em manter o pátio limpo, falta de bebedouros, dejetos de cão nos passeios envolventes da escola, agressividade de alguns colegas nos recreios, muito desperdício alimentar. As propostas dos alunos do pré-escolar prenderam-se, sobretudo, com a falta de equipamentos mais próximos do seu edifício (caixa de areia, escorrega, baloiço…), cobertura até ao refeitório para se protegerem da chuva.
Também foram apresentadas algumas sugestões no sentido de minimizar estes problemas tais como dinamização dos recreios, elaboração de cartazes alertando a comunidade envolvente para o comportamento desadequado que é tido com os seus animais de estimação, pintura de jogos no chão da escola e criação de uma sala de informática.

No final da reunião a Coordenadora informou-os das boas notícias em relação aos melhoramentos do espaço escolar, a nível geral, o que permitirá satisfazer muitas das suas preocupações. Aconselhou-os ainda, no sentido de evitarem a violência, que a solução deverá passar sempre pelo diálogo e chamou à atenção para o dever que cada um tem como cidadão de respeitar o ambiente, evitando o desperdício alimentar e terminou agradecendo a participação de cada um e as suas sugestões.



Sem comentários:

Enviar um comentário

O tesouro

        Era uma vez um país que ficou sem o seu maior tesouro. Era tão valioso que as pessoas sentiam a sua falta nas coisas mais simples, c...