Sempre gostei de aulas muito dinâmicas. Nesse sentido, de volta e meia, estou a fazer atividades diferentes com os alunos de forma a despertar todos os seus sentidos. Em criança aprendi que era feliz no meu mundo de sonhos: os livros, e desde então, tornei-me uma leitora voraz. Adoro passar esse gosto aos meus alunos. Se me querem ver feliz é numa sala de aula cheia de alunos a contar uma história através de um picturebook. A disciplina de inglês é também importante para ajudar os alunos a perceberem o mundo à sua volta e perceberem onde se inserem nele. Neste sentido, a leitura de histórias em inglês ajuda-os a desenvolver as competências linguísticas, mas também o pensamento crítico e criativo e o saber ser e saber estar em comunidade e os seus valores de cidadania.
O uso de picturebooks nas aulas de inglês (e não só),
ajuda a desenvolver as capacidades cognitivas criando oportunidades para as
crianças se relacionarem com a história, para refletirem e até perceberem ou
mudarem comportamentos, num ambiente familiar onde se sentem confortáveis e
assim pode-se abordar temas com os quais não se sentem à vontade para os ajudar
a refletir, a partilhar as suas ideias, a criar empatia, a respeitar os outros
e até a formular escolhas futuras.
O uso de picturebooks na aula de inglês pode ser
apenas para que os alunos passem um bom momento de prazer, soltem umas
gargalhadas para “aliviar” o peso do estudo. Ler pelo prazer de ler. Ouvir uma
história só pelo prazer de ouvir sem o peso do “ter de aprender”.
No entanto, ao usar picturebooks, o professor está a
expor os alunos a linguagem autêntica que é usada sem pressão e pode/deve ser
usado para introduzir ou rever vocabulário e estruturas gramaticais e/ou até
para fazer revisões para um teste.
Um picturebook é uma ferramenta essencial também como interação construtiva e ponte de comunicação entre alunos e entre alunos e professor e o melhor de tudo é que constrói um ambiente de afetividade entre todos. Todas as características enunciadas oferecem múltiplas possibilidades de desenvolvimento e de diversão. Os alunos adoraram trabalhar os diferentes livros (picturebooks), divertiram-se imenso e o resultado está à vista!
Professora
Liliana Moreira
Aqui fica um registo fotográfico de alguns trabalhos
realizados pelos alunos após ouvirem/lerem o respetivo picturebook.
Boa, Liliana!! Que maravilha os nossos alunos terem a oportunidade de trabalhar outra língua a partir de diferentes recursos, neste caso, o mais simples e o mais enriquecedor, o LIVRO!!! Foi tão bom ter-te na Equipa! Tudo a correr bem para ti e, quem sabe, não voltas... Kisses
ResponderEliminarObrigada, Ana! Para mim foi um prazer enorme pertencer a esta família e principalmente partilhar com os alunos estas obras maravilhosas! Até sempre!
ResponderEliminarTrabalhos muito criativos. A inovação foi uma constante nas tuas aulas e isso via-se na interação que mantinhas com os miúdos. Ficaria feliz por fazeres novamente parte desta equipa. Beijinhos ��
ResponderEliminar