Este blogue pretende ser uma ferramenta de divulgação das atividades deste estabelecimento. Para informações gerais, consultar o site do Agrupamento de Escolas de Montijo www.aemontijo.pt

terça-feira, 20 de julho de 2021

Picturebooks - Uma ferramenta educativa

Sempre gostei de aulas muito dinâmicas. Nesse sentido, de volta e meia, estou a fazer atividades diferentes com os alunos de forma a despertar todos os seus sentidos. Em criança aprendi que era feliz no meu mundo de sonhos: os livros, e desde então, tornei-me uma leitora voraz. Adoro passar esse gosto aos meus alunos. Se me querem ver feliz é numa sala de aula cheia de alunos a contar uma história através de um picturebook. A disciplina de inglês é também importante para ajudar os alunos a perceberem o mundo à sua volta e perceberem onde se inserem nele. Neste sentido, a leitura de histórias em inglês ajuda-os a desenvolver as competências linguísticas, mas também o pensamento crítico e criativo e o saber ser e saber estar em comunidade e os seus valores de cidadania.

O uso de picturebooks nas aulas de inglês (e não só), ajuda a desenvolver as capacidades cognitivas criando oportunidades para as crianças se relacionarem com a história, para refletirem e até perceberem ou mudarem comportamentos, num ambiente familiar onde se sentem confortáveis e assim pode-se abordar temas com os quais não se sentem à vontade para os ajudar a refletir, a partilhar as suas ideias, a criar empatia, a respeitar os outros e até a formular escolhas futuras.

O uso de picturebooks na aula de inglês pode ser apenas para que os alunos passem um bom momento de prazer, soltem umas gargalhadas para “aliviar” o peso do estudo. Ler pelo prazer de ler. Ouvir uma história só pelo prazer de ouvir sem o peso do “ter de aprender”.

No entanto, ao usar picturebooks, o professor está a expor os alunos a linguagem autêntica que é usada sem pressão e pode/deve ser usado para introduzir ou rever vocabulário e estruturas gramaticais e/ou até para fazer revisões para um teste.

Um picturebook é uma ferramenta essencial também como interação construtiva e ponte de comunicação entre alunos e entre alunos e professor e o melhor de tudo é que constrói um ambiente de afetividade entre todos. Todas as características enunciadas oferecem múltiplas possibilidades de desenvolvimento e de diversão. Os alunos adoraram trabalhar os diferentes livros (picturebooks), divertiram-se imenso e o resultado está à vista!

                                                                                              Professora Liliana Moreira

Aqui fica um registo fotográfico de alguns trabalhos realizados pelos alunos após ouvirem/lerem o respetivo picturebook.


Bark George de Jules Feiffer foi utilizado para introduzir o tema dos animais da quinta e as onomatopeias.

Os alunos do 3.º/4-º I ouviram a história, ajudaram a contar a história, viram um vídeo com uma criança a contar a história, organizaram a história no quadro e por fim deram largas à imaginação e reescreveram a história. 


Mais fotos AQUI

Os alunos do 3º E e 3º F adoraram conhecer um animal de estimação muito especial e divertiram-se imenso a trabalhar a história "Aaaarrgghh, spider!" de Lydia Monks.






Mais fotos AQUI

Os alunos do 4G adoraram conhecer a história "Colin and Lee, Carrot and Pea"de Morag Hood. Relembraram a importância de aceitarmos as diferenças dos outros e descobriram que às vezes são essas diferenças que nos aproximam e nos tornam amigos. Aproveitaram ainda para solidificar algumas estruturas gramaticais trabalhadas anteriormente. No final, divertiram-se muito a usar materiais recicláveis e lã para fazerem uma homenagem à história e a Morag Hood.




Mais fotos AQUI




3 comentários:

  1. Boa, Liliana!! Que maravilha os nossos alunos terem a oportunidade de trabalhar outra língua a partir de diferentes recursos, neste caso, o mais simples e o mais enriquecedor, o LIVRO!!! Foi tão bom ter-te na Equipa! Tudo a correr bem para ti e, quem sabe, não voltas... Kisses

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Ana! Para mim foi um prazer enorme pertencer a esta família e principalmente partilhar com os alunos estas obras maravilhosas! Até sempre!

    ResponderEliminar
  3. Trabalhos muito criativos. A inovação foi uma constante nas tuas aulas e isso via-se na interação que mantinhas com os miúdos. Ficaria feliz por fazeres novamente parte desta equipa. Beijinhos ��

    ResponderEliminar

Projeto - No Rio começa o Mar

  No Rio começa o Mar é o nome do projeto de candidatura dos alunos do Agrupamento de Escolas de Montijo, ao programa de Literacia do Oceano...